Pages

Thursday, February 11, 2010

PANTALEÓN E AS VISITADORAS - Mario Vargas Llosa

Antes de comprar novos livros, decidi por ler todos os que estão aqui em casa. Uma coleção variada e antiga, que está parada na estante, e que há muito não é lida. No resgate desses livros, acabei por ler a edição de 1973 de "Pantaleón e as visitadoras", da editora Círculo do Livro. 

O livro trata da história de Pantaleón Pantoja, um  recém- promovido capitão do exército peruano, que recebe a missão de estruturar um sistema de visitadoras - prostitutas volantes - para servir aos postos e guarnições militares presentes na selva amazônica. O objetivo era diminuir o número de estupros na região. Panta era um membro exemplar do exército, que vivia com sua esposa (Pochita) e sua mãe de forma simples e fiel. No decorrer da trama, Pochita tem uma filha, Panta se torna o "rei" da prostituição na região, acaba por se envolver com a prostituta mais bonita (a Brasileira), e é abandonado pela esposa. A presença de um sistema de visitadoras acaba por criar atritos com a igreja, a imprensa e a população local. Paralelamente à história de Panta, surge um profeta popular - o irmão Francisco - que arrebanha cada vez mais seguidores para cerimônias de crucificação de animais e, ocasionalmente, humanos. 

"O livro não tem propriamente um narrador. Sua estrutura alterna capítulos feitos de diálogos com outros compostos pelos textos mais diversos: cartas, memorandos do Exército, notícias de jornal, programas radiofônicos. Compõe-se um romance polifônico e polimorfo, que convoca o leitor a participar da construção da história, juntando os fragmentos e preenchendo os espaços vazios." Fonte:<http://biblioteca.folha.com.br/1/noticias/2003091301.html>  

A título de curiosidade, a editora "Círculo do Livro" foi lançada em 1973 e vendia seus livros por um sistema de "clube e sócios". Cada sócio era obrigado a adquirir uma obra por ciclo por meio de catálogos com os diferentes títulos disponíveis. Eram livros feitos em capa dura e oferecidos a preços competitivos. Não consegui descobrir o fim da empresa, mas continuarei procurando. 

Eu gostei do livro e recomendo. Além do livro há também o filme, de mesmo nome, que foi lançado em 1999 no Peru. Não cheguei a vê-lo ainda, mas assim que possível o farei. Curiosidades sobre o filme - encontrados no site adorocinema.com
  • Pantaleón e as Visitadoras foi o único filme produzido no Peru em 1999.
  • Este é o 2º livro de Mario Vargas Llosa que é adaptado para o cinema pelo diretor Francisco J. Lombardi. O anterior foi La Ciudad y los Perros (1985). 
  • Refilmagem de Pantaleón y las Visitadoras (1975), que foi dirigido pelo próprio Mario Vargas Llosa.
  • Foi exibido no Festival do Rio 2000
Mais informações sobre o filme: Pantaleón e as visitadoras

No comments:

Post a Comment