Pages

Friday, May 6, 2011

AS AVENTURAS DE TOM SAWYER - Mark Twain

" Não me importo. Eu não sou toda a gente e não aguento aquela vida. É horrível vermo-nos assim amarrados e, mesmo sem querer, começa-se a resmungar. Desse modo já não me interessa a vida. Tenho de pedir licença para ir pescar; tenho de pedir licença para ir nadar; tenho de pedir licença para tudo; tenho de falar tão bem que só tenho vontade de ficar calado. Todos os dias vou um pouco para o sótão mascar fumo, senão morro, Tom. A viúva não me deixa fumar; não me deixa gritar; não me deixa bocejar, nem me espreguiçar, nem me coçar diante dos outros..." (Fala de Huck para Tom, pg. 272, As Aventuras de Tom Sawyer)

É um livro engraçado, que trata, como o título diz, das aventuras de um garoto de uma pequena vila às margens do rio Mississipi, nos EUA, no século XIX. É interessante ver como as crianças da época se divertiam, colhiam pequenos tesouros e criavam histórias fantásticas.

Tom é o personagem principal do livro, mas o divide com diversos outros personagens também importantes na trama. Tom é o "líder"  da traquinagem, e tem sempre uma nova idéia para brincar, explorar e aprontar alguma de suas proezas. Fiquei, a cada capítulo, esperando qual seria a próxima "aventura" em que ia se envolver.

Super fácil de ler, não usa linguagem complicada. Até então não havia lido nenhum livro de Mark Twain e quando encontrei esse na mini biblioteca aqui de casa, o escolhi na hora! O li em paralelo com Crônicas de Nárnia, mas acabei de lê-lo depois. Talvez por isso tive um viés na leitura, achando-o menos interessante, já que Nárnia me encantou tanto! Mas não deixo de indicá-lo para leitura.

Conforme a capa do livro: "Uma pequena epopéia realista, um panorama juvenil dos hábitos e superstições dos primeiros habitantes das planícies do meio-oeste norte-americano. Tom Sawyer, garoto esperto, desobediente e malicioso, sempre envolvido em complicações perigosas, é o pequeno herói desta obra destinada ao público juvenil - mas que também encanta adultos. O livro é marcado pela seriedade e amargura que constituem o substrato de todo o humorismo de Mark Twain."

Sobre essa edição: TWAIN, MARK. As aventuras de Tom Sawyer. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

No comments:

Post a Comment