Pages

Friday, May 6, 2011

AS AVENTURAS DE TOM SAWYER - Mark Twain

" Não me importo. Eu não sou toda a gente e não aguento aquela vida. É horrível vermo-nos assim amarrados e, mesmo sem querer, começa-se a resmungar. Desse modo já não me interessa a vida. Tenho de pedir licença para ir pescar; tenho de pedir licença para ir nadar; tenho de pedir licença para tudo; tenho de falar tão bem que só tenho vontade de ficar calado. Todos os dias vou um pouco para o sótão mascar fumo, senão morro, Tom. A viúva não me deixa fumar; não me deixa gritar; não me deixa bocejar, nem me espreguiçar, nem me coçar diante dos outros..." (Fala de Huck para Tom, pg. 272, As Aventuras de Tom Sawyer)

É um livro engraçado, que trata, como o título diz, das aventuras de um garoto de uma pequena vila às margens do rio Mississipi, nos EUA, no século XIX. É interessante ver como as crianças da época se divertiam, colhiam pequenos tesouros e criavam histórias fantásticas.

Tom é o personagem principal do livro, mas o divide com diversos outros personagens também importantes na trama. Tom é o "líder"  da traquinagem, e tem sempre uma nova idéia para brincar, explorar e aprontar alguma de suas proezas. Fiquei, a cada capítulo, esperando qual seria a próxima "aventura" em que ia se envolver.

Super fácil de ler, não usa linguagem complicada. Até então não havia lido nenhum livro de Mark Twain e quando encontrei esse na mini biblioteca aqui de casa, o escolhi na hora! O li em paralelo com Crônicas de Nárnia, mas acabei de lê-lo depois. Talvez por isso tive um viés na leitura, achando-o menos interessante, já que Nárnia me encantou tanto! Mas não deixo de indicá-lo para leitura.

Conforme a capa do livro: "Uma pequena epopéia realista, um panorama juvenil dos hábitos e superstições dos primeiros habitantes das planícies do meio-oeste norte-americano. Tom Sawyer, garoto esperto, desobediente e malicioso, sempre envolvido em complicações perigosas, é o pequeno herói desta obra destinada ao público juvenil - mas que também encanta adultos. O livro é marcado pela seriedade e amargura que constituem o substrato de todo o humorismo de Mark Twain."

Sobre essa edição: TWAIN, MARK. As aventuras de Tom Sawyer. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA - C. S. Lewis

"É tão difícil explicar a diferença entre essa terra ensolarada e a antiga Nárnia, quanto dizer que gosto tinham as frutas daquele país. Talvez você consiga ter alguma idéia se pensar no seguinte: faça de conta que está em uma sala cuja janela dá para uma bonita baía, ou para um vale verdinho que se perde de vista entre as montanhas. Na parede oposta à janela existe um grande espelho. E, no espelho, o mar ou o vale são, num certo sentido, exatamente a mesma coisa que os reais. Ao mesmo tempo, porém, existe algo diferente: são mais vivos, mais maravilhosos, mais parecidos com os lugares de uma história que você, apesar de jamais ter ouvido, gostaria muitíssimo de escutar" (A última batalha, As Crônicas de Nárnia, pg. 731)

O que falar desse livro tão fantástico? Me entreguei à sua leitura com grande entusiasmo durante 2 meses... Um capítulo a cada dia e, quando não me aguentava, lia mais de um!!! Leitura fácil e tranquila, que nos instiga a ler mais e mais. E a tristeza que dá quando acaba o livro? Senti uma falta enorme ao acabar de lê-lo. Acho que por aqui já sabem minha opinião sobre o mesmo: é ótimo! E indico para todos!

Comprei a edição volume único, em que estão reunidas todas as Crônicas de Nárnia. São 7 histórias que são independentes, apesar de algumas delas fazerem referências a crônicas anteriores. Como são 7 diferentes histórias, não vou me ater a descrevê-las -  O Sobrinho do Mago; O Leão, a Feiticeira e o Gaurda-Roupa; O Cavalo e seu Menino; O Príncipe Caspian; A Viagem do Peregrino da Alvorada; A Cadeira de Prata; A Última Batalha. O intuito desse post foi servir de incentivo àqueles que ainda não o leram, e não de resumo ou resenha. É impossível resumir em poucas palavras tudo o que nos envolve em suas páginas...

Mas é interessante a relação que podemos fazer entre Aslam ( o Grande Leão) e Deus. "Os livros têm evidentemente uma temática cristã, sendo o leão a imagem de Deus e os sete livros a imagem da vida do cristão, começando pela Criação, ou Gênesis (O Sobrinho do Mago) e terminando pelo Fim dos Tempos, ou Apocalipse (A Última Batalha). O livro é cheio de mensagens cristãs de amor, paz e esperança em um ser maior e mais poderoso que todos nós (Aslam / Deus), mas também no respeito e na obediência a este ser, para nosso próprio bem." (Fonte:<http://www.infoescola.com/livros/as-cronicas-de-narnia/>, Acesso em 06/05/2011). Mais discussões a respeito desse tema nesse link.

Enfim, espero ter conseguido transmitir todo o prazer que tive lendo o livro! 

Boa leitura a todos =)

Sobre essa edição: LEWIS, C. S. As Crônicas de Nárnia. Volume único. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.