"O charlatão é sempre um pioneiro. Do astrólogo veio o astrônomo, do alquimista, o químico, do mesmerista, o psicólogo experimental. O curandeiro de ontem é o médico de amanhã. Mesmo coisas sutis e impalpáveis como os sonhos serão no devido tempo reduzidas ao sistema e à ordem. Quando esse tempo chegar, as pesquisas dos nossos amigos naquela estante já não serão divertimentos místicos, mas os fundamentos da ciência." (Lionel Dacre, em o Funil de Couro)
Como o próprio título diz, é um livro de histórias de terror. São quatro títulos que tratam da alta sociedade, de pesquisadores, historiadores ou burgueses falidos que vivenciam situações assustadoras. É um livro muito rápido de ler, com apenas 64 páginas.
Colo aqui o resumo que está na capa do livro: "Sir Arthur Conan Doyle, mais conhecido pelas histórias de Sherlock Holmes, era um exímio escritor de terror e de suspense psicológico. Esta coletânea reúne quatro contos nos quais o mistério e o macabro andam lado a lado. “O funil de couro”, “A nova catacumba”, “O caso de Lady Sannox” e “O gato do Brasil” são algumas das mais representativas histórias do gênero. Em “O funil de couro”, não há fronteiras entre o sonho e a realidade. “A nova catacumba” resgata o emocionante duelo entre duas mentes brilhantes. Já “O caso de Lady Sannox” é uma história sobre volúpia e prazer. Para fechar o volume, “O gato do Brasil”, que reserva um final surpreendente para este magnífico conjunto."
Me diverti com sua leitura e acho que vale a pena! Não dá pra adiantar muitos trechos interessantes, pois com isso acabaria por revelar partes importantes das histórias! Elas surpreendem pelo suspense, terror e aquele resultado que não era de se esperar!
Mas deixo aqui os dados dessa edição: DOYLE, Sir Arthur Conan Doyle. O gato do Brasil e outras histórias de terror e suspense. Porto Alegre: L&PM, 2012. (Coleção L&PM Pocket, v. 1019).